sábado, 3 de abril de 2010

Pãozinho de queijo e tapioca


Oi meninas, vi coisas lindas nos blogs que visitei, capricharam para a Páscoa, eu já não posso dizer o mesmo, como estou me preparando para um "conserto" na perna, quer dizer preciso retirar a safena, porque a bichinha está destruída, estou num ritmo lento e vou em breve me ausentar do blog, mas vai ser por pouco tempo.
Esse pãozinho faz parte da minha infância, com um diferencial que é o queijo, o que eu costumava comer era mais simples, tirei do site das Rainhas do Lar, ficou bem gostosinho para acompanhar com um cafezinho. Fiz metade da receita.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de tapioca (aquela de bolinhas)
1 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
1 xícara (chá) de queijo ralado (usei meia cura)
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) aproximadamente, de polvilho azedo (usei o doce)

Modo de fazer:
Hidrate a tapioca com o leite morno, por uns 40 minutos, o resultado final não deve ser nada muito molhado. Depois de hidratada a tapioca, junta o ovo, o queijo ralado, (pode usar quase todos os queijos, ele usou meia cura e parmesão, só precisa ter cuidado com o sal), e por fim acrescente o polvilho, colocando aos poucos até chegar a uma consistência, que não ficasse dura que pudesse ser moldada com as mãos, mas também nada que ficasse muito molenga, pois é necessário fazer as bolinhas para assar.
Para fazer os pãezinhos é usado uma colher, pode ser até a colher de sorvete, mas como eu gosto dos bolinhos menores fiz com a colher. Para assar melhor com silpat, mas se não tiver pode usar papel manteiga untado senão gruda.
Depois de montar os pãezinhos, leve a forma ao freezer por uns 15 minutinhos, para que os pãezinhos fiquem firmes e a massa se não se espalhe.
Forno médio-baixo preaquecido, e aí é o tempo deles ficarem douradinhos.

9 comentários:

  1. hum...tem cara mesmo de cafézinho da tarde, adorei, deve ser muito bom...
    ah então, vc só vai tirar a veia safena da perna? me explica melhor...então vc não vai fazer cirurgia no coração né?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso.
    espero que dê tudo certo,o segredo é a recuperação,já passei por isto duas vezes.boa pascoa.bjs

    ResponderExcluir
  3. Parece delicioso! Não conheço esta farinha de tapioca. Ainda não usei.
    Boa sorte na sua cirurgia.
    Feliz Páscoa! :)

    ResponderExcluir
  4. Passei para te desejar uma óptima e Santa Páscoa, na companhia dos teus mais queridos.
    FELIZ PÁSCOA e Bjinhos gulosos e fofos da BELA.

    P.S.
    Só fazes maravilhas gulosas ;D

    ResponderExcluir
  5. ficarm lindos os seus pãezinhos! Páscoa Feliz

    ResponderExcluir
  6. Jesus é tudo! Hoje eu agradeço a ele tudo que tenho!Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  7. Pensamento positivo sempre, muito bem!
    Uma amiga outro dia mandou-me essa receita e, apesar de ser do Rio, não me recordo desse pãozinho, mas fiquei muito interessada em experimentar.
    Volte logo.
    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  8. amiga..tudo vai dar certo..e assim que puder..dá noticia para todos ok..ficarei na torcida!adorei essa sua receita!!com um cafezinho..agora..e aqui em SP..chove e a temperatura tá deliciosa..êsse pazinho viham a calhar!bjus querida e otimo restinho de domingo..li

    ResponderExcluir
  9. Querida estou daqui mandando energias possitivas para que tudo dê certo e dará se Deus quiser. Seus pãezinhos estão muito lindos.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...