sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pain Moelleux (Pão macio)

As fotos não ficaram muito boas, mas foi o melhor que consegui.
Dizem que ou se é cozinheira ou padeira, bem eu tento os dois, entre erros e acertos a gente vai se virando, mas não significa ser padeira, e sim fazer pão caseiro, que por sinal é sempre muito bom! sem conservantes, sem produtos químicos, etc, mesmo porque fazer pão requer muita prática e nem sempre fica bom.
Esta receita me surpreendeu e foi feita na Máquina de pão, mas pode ser feito na mão mesmo, é que a máquina faz todo o trabalho pesado, e eu adoroooo!! O pão ficou enooormeee, eu não esperava, senão teria feito dois pães, e sem contar que ficou sem sal pelo tamanho que ficou.
Receita do site Pão feito na Máquina.
Ingredientes
15g de fermento fresco ( usei 5g de fermento seco)
490g de farinha de trigo *
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal (já aumentado)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
280ml de água

A receita original não explica muito.
Programar a máquina no prog: nº8, isso inclui colocar primeiro os ingredientes líquidos, depois os secos. E aí ligar a máquina.
Quando o programa acabar retire a massa e faça uma bola untada com azeite.
Deixe descansar por mais 1h30
Levar ao forno médio prequecido por aproximadamente 30minutos.

Obs: na máquina a massa fica por 1h30 descansando + 1h30 fora da máquina.
O trigo, eu aprendi que varia de qualidade, eu só usava a marca Renata ou Dona Benta, só que essas marcas absorvem mais líquido, então modifica a receita, hoje eu mudo de trigo, e uso também a marca Útil, e outras que não lembro os nomes agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...