quinta-feira, 25 de junho de 2009

Canjica ou mungunzá light

Ainda na jornada light, fiz essa canjica que eu sei alguns comensais vão adorar, a receita é do site Panelinha, eu gostei muito usei um adoçante culinário que eu nem percebi o gosto, e olha que eu me considero chata! detesto adoçante e dificilmente me utilizo deles. Mas precisava testar esse.

Ingredientes:
250g de milho branco
3/4 de (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante granular (eu usei adoçante em pó culinário)
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
5 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light (não usei)

Modo de fazer:
Numa tigela coloque os grãos de canjica de molho em bastante água. Deixe por no mínimo 12 horas.
Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.
Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.
Depois desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.
Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite da coco, o cravo e o pau de canela e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina (se você for usar) e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.
Retire do fogo, retire também a canela e se der os cravos também, transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria.

Obs: eu me perdi nas calorias, na receita diz: serve 4 porções e cada uma tem 72,40 calorias, eu não sei se é bem assim, o rendimento é muito maior que isso, para mim rende 8 porções.
Só gostaria de informar que apesar da receita original ser considerada light, eu a considero diet, porque diet para mim, é tudo que é feito com adoçante, e light é tudo que tem menos gordura. Na verdade ela é diet e light.

2 comentários:

  1. Errado. Diet é todo alimento que tem 1 ingrediente a menos, pode ser açucar, gordura, sódio etc. Light é todo alimento que tem a partir de 25% a menos de qualquer ingrediente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu não sou nutricionista, e falei em baixo prá mim é assim, por isso diet é quando não contém açúcar e ligth, é uma redução mínima nas calorias, ponto, agora vc pense o que quiser leia a receita e faça como quiser!

      Excluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...